O que o Marketing é, e não é

Home / Marketing / O que o Marketing é, e não é

O que o Marketing é, e não é

Actualmente, a palavra marketing é constantemente utilizada, e nem sempre de uma forma adequada. Isto porque o conceito vem muitas vezes associado a um outro, que faz parte do nosso dia-a-dia: a publicidade. A publicidade é uma parte importante do conceito de Marketing, mas na prática são bastante distintos, e é por isso, que tentarei na medida do possível explicar o que o Marketing é e também o que não é, para que se compreenda este conceito na sua essência.

A palavra Marketing deriva da junção de duas palavras inglesas: Market, que significa Mercado + Ing, que nos indica movimento. O mercado está em constante movimento e o marketing na sua essência estuda o seu movimentos, e tendências.

O marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou ideias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma venda satisfatória. Ou seja, analisar os mercados-alvo e organizar estratégias, com vista à rentabilidade.

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado alvo com lucro.” Tal como nos diz Philip Kottler, reconhecido como o pai do Marketing.

O Marketing é então não só o equilíbrio entre a ciência e a arte, mas também a tecnologia, uma vez que a maioria dos processos realizados hoje em dia recorre a tecnologia.  Em suma, Marketing é muitos mais do que grandes agências, grandes marcas, e vídeos virais.

É comum as pessoas confundirem marketing com publicidade, e não entenderem a diferença entre ambos.

Muito resumidamente, o marketing é a criação de estratégias para a satisfação das necessidades dos clientes e a publicidade é responsável pela divulgação dessas mesmas ideias, ou seja, é o resultado das ideias e a parte muitas visível do marketing.

Marketing é um trabalho contínuo, e não é mau da fita, nem o herói neste mundo de marcas, uma coisa tenho certa um mau produto será sempre um mau produto, mesmo com bom marketing.

 

Artigo escrito por:  Daniela Rocha (estagiária na AMDOURO)

Artigos Recentes

Deixar Comentário