Estratégias de divulgação da corrida do WTCC em Vila Real

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Estratégias de divulgação da corrida do WTCC em Vila Real

Os eventos que decorrem numa região desenvolvem a economia da mesma, promovem-na e aumentam a notoriedade, assumindo-se assim como importantes para a estratégia de divulgação e comunicação das regiões.

Destacamos o trabalho de investigação feito por Vera Garcia que se dedicou ao estudo das estratégias de divulgação da corrida do WTCC em Vila Real.

Há muito que a História de Vila Real se escreve pelas Estórias da competição automóvel, no passado ano de 2015 em força, com a presença do WTCC.

No passado ano a corrida de Portugal decorreu na cidade de Vila Real entre os dias 10 e 12 de julho, incluído nas restantes provas do Circuito de Vila Real.

Estratégias de divulgação da corrida do WTCC em Vila RealTendo Vila Real uma história ligada ao desporto automóvel, desde 1931, a presença de uma corrida de calibre internacional, com pilotos de peso presentes, reuniu os fatores ideais para a reafirmação do nome da cidade no panorama internacional.

De realçar ainda que um grande volume das estratégias de divulgação físicas foram centralizadas no Norte de Portugal e em particular no distrito de Vila Real, sendo que a divulgação mais abrangente foi efetuada por meios ditos digitais (redes sociais, sites, rádio, televisão). O meio físico que cobriu este maior número de pessoas foram os órgãos de comunicação social impressos (revistas de especialidade e jornais).

Na aplicação de inquéritos nos dois dias de provas pode-se verificar uma maior afluência de residentes em Vila Real (63%) sendo que no total dos dois dias a média de idades das respostas foi de 32 anos e numa maioria de elementos do género masculino.

Num estudo mais aprofundado é possível verificar que 62% dos inquiridos conhecem o significado da sigla “WTCC”, quer em português, quer em inglês, sendo que 25% dos anteriores escreveram esse significado em português em 75% em inglês. De salientar ainda que metades disseram acompanhar a competição.

Voltando um pouco à ideia da tradição do desporto automóvel, este gosto está ciente também neste estudo, sendo que 70% dos inquiridos disseram deslocar-se a Vila Real para assistir ao evento por esse mesmo motivo, sendo que a maior percentagem assistiu ao evento nos três dias de provas.

Sendo esta uma corrida portuguesa e contando com a presença do piloto Tiago Monteiro em competição, este acabou por se tornar na cara desta corrida e isso fez-se notar pelo reconhecimento de 97% dos inquiridos. Já em relação às diversas estratégias de marketing adotadas e reconhecidas, o que se pode concluir é que o buzzmarketing (vulgarmente conhecido como o “passa-a-palavra” ou a transmissão pessoal da mensagem) foi o mais eficaz. Sendo espontâneo e natural, acabou por ser o primeiro meio de divulgação do evento reconhecido pela maioria dos elementos abordados. Seguidamente apareceram as estratégias em órgãos de comunicação social e as redes sociais. As duas opções de estratégias menos assinaladas foram os outdoors e a publicidade na rádio.

Segundo os dados oficiais da FIA estiveram presentes no evento 180 000 espectadores no total dos três dias de provas. A maioria da totalidade dos inquiridos (67%) assinalou que deveria existir, nas edições posteriores, um maior trabalho de divulgação por parte da organização. É relevante distinguir que a maioria destas respostas foram dadas por residentes noutros distritos que não Vila Real, sendo que deste último a maioria dizia não ser necessária maior divulgação. Isto leva a um esforço de reflexão que permite perceber que a divulgação em termos do distrito foi bem aplicada, sendo que este trabalho de maior divulgação referido deverá ser abrangendo um público maior, ou seja, projetando para um maior número de pessoas pelo país.

Estratégias de divulgação da corrida do WTCC em Vila Real1É certo que esta foi a primeira vez que o WTCC marcou presença na cidade de Vila Real e sendo a primeira edição, há sempre estratégias a repensar por forma a atingir a população de formas diferentes. Mas importa também perceber que apesar deste primeiro esforço ser uma primeira experiência com matéria deste tipo, essa divulgação foi classificada como muito boa e o trabalho da organização como bom, um balanço portanto positivo.

A cidade de Vila Real irá estar viva durante mais dois anos, com o WTCC a marcar presença até 2017. A maioria dos indivíduos, na edição passada, disse estar a gostar de assistir ao vivo a uma competição de âmbito internacional e é espectável que esse interesse se preserve nos próximos anos. Não se deve esquecer que um evento desta categoria se torna um importante impulso do nome da cidade, sendo um método de desenvolvimento da economia e turismo locais. Durante uns dias Vila Real é o foco de atenções mundiais e a presença de espectadores na cidade ajuda a reafirmar o seu nome e a promover o seu desenvolvimento.

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