Snapchat – A Curadoria de conteúdo por parte de um entusiasta digital.

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Snapchat – A Curadoria de conteúdo por parte de um entusiasta digital.

Hoje, não venho partilhar um novo artigo sobre o universo mágico do mercado automóvel. Venho falar de uma ferramenta que está a merecer a atenção dos profissionais de marketing: O SNAPCHAT.

O universo digital é assim mesmo. As novidades aparecem a cada segundo e o que hoje é “the big thing”, amanhã já nem sequer existe. Isto obriga os profissionais de marketing digital a estarem atentos a todas as “movimentações” e novidades no universo digital.

Mais do que testar uma nova plataforma social, importa compreender a mesma ao nível das suas potencialidades, enquadrar em termos de objectivos de negócio para a marca de forma a validar, se existe valor acrescentado em “estar lá”.

Snapchat – A nova onda

snapchat marketingO Snapchat beneficiou, no meu entender de 3 factores para se tornar neste sucesso:

  • Aplicação fortemente utilizada por adolescentes e jovens adultos que já “habitam” neste mundo digital;
  • Mobile e o facto de cada vez mais ser esta a forma de aceder aos conteúdos;
  • Efémero: A forma como o conteúdo é apresentado que assenta na tendência de micro momentos.

Assim:  Quando 30% da geração millennials já utliza o Snapacht,  100 milhões de utilizadores já estão registados e 7 biliões de vídeos visualizados depois, o Snapchat não pode ser ignorado.

O que é o Snapchat?

O Snapchat é uma aplicação mobile que nos permite trocar mensagens, fotos e vídeos. O grande diferencial assenta no facto da mensagem se “destruir” passado alguns segundos. Mesmo que se faça PRTSC, o utilizador será avisado dessa acção pelo destinatário.

Deixo um pequeno INFOGRÁFICO que nos dá alguns números.

Oportunidade para os Marketeers.

Se os “jovens” de hoje são os consumidores de amanhã, será natural que os profissionais de marketing, olhem para esta rede social de forma a compreender como pode ser utilizada, que conteúdo é relevante e adequado e de que forma se deve integrar o Snapchat no ecosistema da estratégia digital da marca. Os dados ainda são reduzidos, particularmente em Portugal, no entanto, clicando na imagem, poderá aceder a um artigo, fortemente prático sobre como os marketeers devem apostar nesta plataforma.

E as marcas?

Zappos, Intel, Casa Branca, Acura entre outros, estão a trabalhar esta rede de forma a gerar engagement com a sua comunidade, de uma forma que eles apreciam e potenciando as capacidades da ferramenta.

Clicando nesta imagem, apresento um estudo da adweek que nos revela algumas estratégias de como as marcas estão a trabalhar esta rede social.

E o mercado automóvel?

Bom, este tema será abordado num próximo artigo. Fiquem atentos.

Deixe o seu cometário. Que indicadores ou estratégias podem ser interessantes para as marcas via Snapchat?

Márcio Miranda
Márcio Miranda
Ligado ao Marketing Digital desde 2010, o Márcio Miranda encontra-se atualmente na equipa Digital da Mundicenter, tendo passado pelo Grupo Havas enquanto Digital Marketing Account.
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